Procurement to Pay (P2P)
Procurement to Pay: revisão dos processos de compras até o pagamento.
Problema ou necessidade
A ausência de uma área formalizada e/ou estruturada de compras faz com que o negócio não realize os processos de forma estratégica. Esta anomalia, permite a existência do colaborador “tirador de pedido”. Não há negociação, as compras são realizadas sem processos e controles. Não há controle no recebimento fiscal das compras, pré-análise da DANFE gerada e ausência de uma gestão de categorias. As notas fiscais são classificadas pelo financeiro para pagamento, gerando enorme retrabalho e falta de visão estratégica de compras.
Etapas
- Mapeamento da situação atual para realização de compras e pagamento
- Desenho do novo modelo de compras e pagamento
- Apresentação do novo modelo para as pessoas chave da empresa
- Acompanhamento do novo modelo de compras nos próximos 3 meses após implantação
Resultados que sua empresa pode alcançar
- Maior acuracidade no Fluxo de Contas a Pagar
- Redução do volume de compras.
- Compras mais concentradas permitindo melhor negociação (preço e prazo)
- Potencial redução do volume de fornecedores.
- Maior competitividade
- Melhora da performance operacional
Números
- 70% do esforço da área de compras para realização de compras estratégicas (alta necessidade relacionamento de Longo Prazo) e alavancáveis (alto potencial de negociação)
- Redução de 10% a 28% em categorias de compras específicas
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