Tomar a decisão de iniciar um novo projeto não é uma tarefa simples. Afinal, tal ação pode ser responsável por gerar um retorno tanto positivo quanto negativo para a sua empresa. Nesse sentido, analisar a viabilidade econômica e financeira antes de colocar a solução no mercado é essencial. Pensando nisso, criamos um conteúdo completo sobre o assunto. Para conferir, basta continuar a leitura!
O que é projeto de viabilidade econômica e financeira?
Um projeto de viabilidade econômica e financeira é uma análise completa que verifica se um novo projeto é viável ou não para uma organização. Por meio desse estudo, é possível estimar a possibilidade de retorno do novo investimento, ajudando o empreendedor a tomar decisões mais acertadas e seguras.
A viabilidade econômica refere-se à avaliação dos possíveis retornos da organização, possibilitando analisar se um projeto deve ser ou não realizado. Já a viabilidade financeira mensura o valor necessário para começar a investir em um novo projeto.
Qual é a sua importância?
A importância de um projeto de viabilidade econômica e financeira reside na capacidade de proporcionar uma análise aprofundada das condições necessárias para que um novo produto, serviço ou processo se torne lucrativo. Com essa avaliação, a empresa pode tomar decisões mais assertivas sobre os próximos passos a serem dados no mercado.
Por que fazer um estudo de Viabilidade Econômica e Financeira?
Realizar um estudo de viabilidade econômica e financeira é fundamental para analisar os possíveis retornos dos investimentos, permitindo mensurar o que vale a pena ou não para o futuro do negócio. Essa ação reduz significativamente as chances de prejuízos e proporciona uma gestão financeira mais eficiente.
Como é feita a análise dessa Viabilidade?
Para fazer a análise de viabilidade, a empresa deve observar diversos aspectos para definir se um investimento representará sucesso ou fracasso. De modo geral, os principais pontos a serem considerados são:
- Verificar o capital necessário para iniciar o projeto.
- Analisar os custos para manter a solução no mercado.
- Mensurar despesas e receitas esperadas a curto, médio e longo prazo.
- Avaliar o possível rendimento do valor aplicado.
- Analisar a possibilidade de lucro após superar os custos.
Etapas da análise de Viabilidade Econômica e Financeira
1. Verifique os Investimentos, Custos e Receitas
Essa é a primeira etapa para começar a análise de viabilidade. Avalie não só o projeto, mas todo o mercado da sua área de atuação.
2. Atente-se ao fluxo de caixa
O fluxo de caixa representa a saída e entrada de capital da empresa. Para que um projeto seja viável, ele precisa gerar mais capital do que consome.
3. Verifique os indicadores
Analise o tempo de recuperação do capital investido, a expectativa de retorno, a rentabilidade e a efetividade da nova solução utilizando indicadores como:
- Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
- Valor Presente Líquido (VPL)
- Taxa Interna de Retorno (TIR)
- Payback
4. Prepare-se para os imprevistos
Por mais que todo o planejamento seja feito, alguns pontos podem não sair como o esperado. Portanto, esteja preparado para arcar com essas situações.
Quando fazer um estudo de Viabilidade Econômica e Financeira?
Esse estudo deve ser realizado não apenas quando há a intenção de abrir um novo negócio, mas sempre que houver a possibilidade de iniciar novos projetos, expandir a área de atuação ou criar uma nova persona para a empresa.
Vantagens da análise da Viabilidade
1. Possibilita mensurar os riscos do investimento
Identifique os possíveis riscos antes de investir, evitando prejuízos e promovendo um crescimento saudável do negócio.
2. Permite identificar o momento ideal para realizar o projeto
Analise as condições de mercado para identificar o momento adequado de lançar uma nova solução.
3. Permite criar estratégias para aumentar seus lucros
A análise de viabilidade permite que a empresa invista apenas em soluções que gerarão capital, otimizando estratégias para aumentar os lucros.
4. É possível projetar seus resultados
Projete os possíveis resultados do novo projeto, entendendo a real situação do provável investimento e evitando frustrações.
O que nós propomos para você
Conseguiu perceber ao longo deste conteúdo a importância de aplicar a análise de viabilidade econômica e financeira na sua empresa? Para se aprofundar ainda mais no assunto, veja o que preparamos para você:
Ferramenta online e gratuita
Utilize o sistema online gratuito do Sebrae Paraná para testar a viabilidade do seu negócio. No vídeo “Viabilidade Financeira”, você aprenderá como preencher os campos dessa ferramenta.
Ebook
No ebook do Sebrae “Viabilidade de Negócios”, você aprenderá sobre investimentos e gastos, capital de giro, metas de vendas e gastos variáveis, ponto de equilíbrio, retorno do investimento e muito mais.
Curso online
Faça o curso online e gratuito do Sebrae “Análise de Viabilidade Financeira”. O minicurso aborda os seguintes assuntos:
- Definir o investimento inicial.
- Determinar custos e despesas fixas.
- Determinar custos e despesas variáveis.
- Definir o custo do produto.
- Determinar a margem de contribuição.
- Determinar o ponto de equilíbrio.
- Verificar a lucratividade do negócio.
- Verificar o prazo do retorno do investimento.
- Verificar a rentabilidade do negócio.
Conclusão
Entender a viabilidade econômica e financeira de um projeto é essencial para tomar decisões acertadas e seguras. Não deixe de aplicar essa análise em sua empresa para garantir que seus novos projetos sejam um sucesso. Se precisar de ajuda, conte com a Ativo Advisory para uma consultoria especializada e obtenha os melhores resultados para o seu negócio.